quinta-feira, 31 de março de 2016

162ª Nota - Poema de Santa Teresinha


“Lutemos sempre, mesmo sem esperança de ganhar a batalha.”

Poema de Santa Teresinha 


Lorsque le Ciel bleu devient sombre
Et qu'il semble me délaisser,
Ma joie, c'est de rester dans l'ombre
De me cacher, de m'abaisser.
Ma joie, c'est la Volonté Sainte
De Jésus mon unique amour
Ainsi je vis sans nulle crainte
J'aime autant la nuit que le jour.

O Jésus, ma joie, c'est de T'aimer,
Car Jésus, ma joie, c'est de T'aimer!

Ma joie, c'est de rester petite
Aussi quand je tombe en chemin
Je puis me relever bien vite
Et Jésus me prend par la main
Alors le comblant de caresses
Je Lui dis qu'Il est tout pour moi
Et je redouble de tendresses
Lorsqu'Il se dérobe à ma foi.

O Jésus, ma joie, c'est de T'aimer,
Car Jésus, ma joie, c'est de T'aimer!

Si parfois je verse des larmes
Ma joie, c'est de les bien cacher
Oh! que la souffrance a de charmes
Quand de fleurs on sait la voiler !
Je veux bien souffrir sans le dire
Pour que Jésus soit consolé
Ma joie, c'est de le voir sourire
Lorsque mon coeur est exilé...

O Jésus, ma joie, c'est de T'aimer,
Car Jésus, ma joie, c'est de T'aimer!

Ma joie, c'est de lutter sans cesse
Afin d'enfanter des élus.
C'est le coeur brûlant de tendresse
De souvent redire à Jésus :
Pour toi, mon Divin petit Frère
Je suis heureuse de souffrir
Ma seule joie sur cette terre
C'est de pouvoir de réjouir.

O Jésus, ma joie, c'est de T'aimer,
Car Jésus, ma joie, c'est de T'aimer!

Longtemps encor je veux bien vivre
"Seigneur, si c'est là ton désir
Dans le Ciel je voudrais te suivre
"Si cela te faisait plaisir.
L'amour, ce feu de la Patrie
"Ne cesse de me consumer
Que me font la mort ou la vie ?
Jésus, ma joie, c'est de t'aimer!

Quando meu céu azul se torna escuro,
Quando tudo parece abandonar-me,
Minha alegria é ficar na sombra,
Esconder-me e rebaixar-me.
Minha alegria é a vontade sagrada
De Jesus Cristo, meu único amor.
Assim vivo sem nenhum temor
E amo igualmente o dia como a noite.

Ó Jesus, minha alegria é Te amar,
Pois, Jesus, minha alegria é Te amar.

Minha alegria é sempre ser pequena.
E assim, se às vezes caio no caminho,
Posso me levantar bem depressa.
Jesus Cristo me pega pela mão.
Cobrindo-O, então, todo de carícias,
Digo que Ele é tudo para mim.
Se acaso Ele se esconde de minha fé,
Aí é que redobro meus carinhos.

Ó Jesus, minha alegria é Te amar,
Pois, Jesus, minha alegria é Te amar.

Se, às vezes, derramo algumas lágrimas,
O meu prazer consiste em escondê-las.
Ah! como o sofrimento tem encantos,
Quando, com flor, se sabe disfarçá-lo!
Desejo sofrer sem dizer nada
Para consolar Jesus desta maneira.
Minha alegria é ver Seu sorriso,
Enquanto o coração tenho no exílio...

Ó Jesus, minha alegria é Te amar,
Pois, Jesus, minha alegria é Te amar.

Minha alegria é viver lutando,
Gerando, assim, eleitos para o céu
E, coração ardendo de ternuras,
Repetir a Jesus continuamente:
Por Ti, meu Irmãozinho divinal,
Eu me sinto feliz no sofrimento
E minha única alegria neste mundo
É só poder sempre alegrar-Te.

Ó Jesus, minha alegria é Te amar,
Pois, Jesus, minha alegria é Te amar.

Quero viver ainda muito tempo,
Meu Senhor, se esta for Tua vontade,
E quisera, depois, seguir-Te ao céu,
Se isto também Te causa algum prazer.
Esta chama de amor que vem da Pátria
Não deixa nunca de me consumir!
Pouco me importa a morte
ou mesmo a vida:
Jesus, minha alegria é Te amar"!